8 PASSOS PARA DORMIR MAIS RÁPIDO


Dormir mais rápido, muitas vezes, pode ser uma questão de técnicas que promovem o relaxamento e facilitam o sono. Abaixo, segue 8 dicas que podem ajudar você a pegar no sono em minutos:

1. Controlar a respiração:

Uma respiração profunda e demorada ajuda o corpo a relaxar e diminuir os batimentos cardíacos, assim, o cérebro entende que é o momento de desacelerar. Experimente o método 4-7-8, que consiste em inspirar pelo nariz por 4 segundos, segurar a respiração por 7 segundos e soltar o ar pela boca durante 8 segundos.

2. Relaxar os músculos:

O estresse e ansiedade fazem com que os músculos fiquem contraídos. Por isso, uma ótima forma de relaxar é praticar uma técnica de relaxamento muscular. A vibroterapia é uma alternativa e ela pode ser inserida em colchões ou estofados, o que ajuda a potencializar ainda mais o descanso e ajuda o usuário a dormir mais rápido.

3. Distrair a mente:

O excesso de preocupações gera ansiedade e, como consequência, o estado de alerta traz a insônia. Encontrar formas de conduzir a mente para outros tipos de pensamentos facilita o relaxamento. Experimente, também, passar cerca de 15 minutos fazendo uma recapitulação do dia que se passou ou um planejamento do dia seguinte. Pensar no que fazer para ter um dia melhor pode ajudar a acalmar a mente.

4. Ouvir música relaxante

Colocar sons que acalmam pode ser uma boa alternativa para adormecer mais rápido.

5. Concentrar-se em algo

Focar em uma meta, um lugar ou algum objeto são boas formas de distrair e acalmar os pensamentos.

6. Tentar manter os olhos abertos

O fato de tentar dormir por muito tempo pode gerar ansiedade. Assim, parar de insistir para dormir pode ajudar a adormecer mais rápido.

7. Adequar o ambiente

Qualquer coisa que esteja incomodando o corpo aumenta os níveis de estresse e afastam o sono. Ter uma temperatura adequada, reduzir a iluminação e diminuir barulhos indesejáveis são essenciais para permitir um sono rápido.

8. Tomar uma bebida quente

Faça um pequeno lanche ou tome uma bebida quente antes de dormir. Um copo de leite quente com mel, cereja com leite de arroz, ou um chá de camomila ou erva cidreira, por exemplo, aumentam os níveis de triptofano ou melatonina, hormônios que ajudam a regular o sono.

 

Referências:

8 passos para dormir rápido e bem. Disponível em: https://www.tuasaude.com/como-dormir-mais-rapido/. Acessado em 16/02/20.